A INCRÍVEL GERAÇÃO DE HOMENS QUE FOI CRIADA PARA ACEITAR A MULHER QUE ELA QUISER SER (E ELA NÃO SABE O QUE GOSTARIA DE SER)

Não sei se é privilégio meu ter o homem que me aceita como sou. Mas escrevo esse texto partindo do pressuposto que existam (ainda) muitos assim. Só que a mulher, na correria do seu cotidiano frenético, com seus 26 emails por ler, suas 4 amigas esperando pra sair, seus estudos pro curso de francês e seus trabalhos de Doutorado aguardando, não consegue achar. Primeiro porque vai procurar no lugar errado – tudo o que consegue fazer é ir pra balada dançar, beber e descarregar lá o pouco de energia que lhe resta. E no meio da multidão de bêbados fala palavrão, chora, ri, esperneia. E acha bonito.

Depois porque, muitas, estão insatisfeitas com a vida que levam. O pai pagou os estudos; a mãe sempre quis que se formasse; soubesse dirigir; falasse outros idiomas; viajasse o mundo… e ela fez tudo isso! Conseguiu um bom emprego, conseguiu comprar um carro, conseguiu um salário dos sonhos e já pode se sustentar sozinha. Como largar tudo isso e desagradar os pais? E desagradar a si mesma? Não era o que ela sempre quis a vida inteira? Um bom emprego? Como largar um salário gordo daqueles?

Pois é… acontece que nem sempre somos sinceras. Adoramos postar fotos felizes, mostrar nossa independência, sair pra passear sozinha com o cachorro, ir pro salão fazer- tudo-o-que- tem-direito com o próprio dinheiro, comprar bolsas e sapatos, ir pra academia, beber cerveja, assistir futebol, acompanhar UFC, aprender a tomar whisky e… se sentir solitária. No fundo, é isso que somos. Solitárias. Pedir igualdade de direito para as mulheres foi massacrar nossa paz interior – vivemos em conflito sobre o que queremos ser.

Veja, sou uma de vocês. Estudei, aprendi a dirigir, fiz curso de inglês, francês, pós, arranjei um bom trabalho e casei. E o que eu queria era voltar ao passado na época em que se tinha tempo pra ter filhos, pra cuidar dos filhos, cuidar da casa. Cuidar do marido, ir ao mercado com tempo e com calma – e não escolher legumes que nem sei o nome porque acabei de sair do trabalho correndo atrasada nervosa estressada e quero chegar em casa e cansada e sem tomar banho e de salto ir pra cozinha fazer alguma comida que eu nunca fiz porque quero agradar meu marido e quero aprender a fazer alguma coisa porque nem bolo de caixinha sai direito e o meu chefe já está ligando de novo e daqui a pouco meu marido vai chegar e eu estou no meio da cozinha e tudo o que coloquei no forno já está queimando meu Deus do Céu que desespero!!

Meu marido aceita muito bem minha posição. Se eu quero trabalhar, está tudo certo. Não precisa de janta, de mais cuidados com a casa, de nada. Mas EU não aceito bem isso. E acho que às vezes é o que acontece com a gente. Estamos espantando os homens! Fingimos pra eles que queremos nossa independência (e sim, muitas vezes queremos! É bom ter o próprio dinheiro pra comprar o que quiser), mas gostamos MUITO da moda antiga. Só que nem cogitamos parar de trabalhar. Precisamos do nosso salário pra ajudar a sustentar a casa. Pra ajudar a comprar a viagem de final de ano. Pra fazer o nosso cabelo, nossa unha, nossa maquiagem. Como pedir pra eles? Não queremos! E eles adoram essa situação; a mulher ajuda com dinheiro em casa! Como desagradar nosso pai, que indicou esse caminho desde o início? Falar pra ele que vou virar uma dona de casa? Nem morta!

 

Os homens não foram criados de forma errada. Eles aceitam e gostam quando a mulher ajuda até a pagar as contas, se for preciso. Talvez as mulheres estejam sendo – não estamos felizes de verdade e vivemos em conflito com a gente mesma. Se independente é o que queremos ser, ótimo. Mas em algum momento nosso instinto deve falar mais alto. A mulher não perdeu suas raízes. Vai ter vontade de ter filho um dia, de cuidar da casa, de viver mais tranquila. E não conseguimos aguentar tudo junto. Nós mostramos para o homem e para nós mesmas alguém que não somos, lá no fundo, bem de verdade.

Cólica, TPM, – tudo acontece no dia da pior reunião no trabalho. Mas estamos lá, firmes e fortes, com um falso sorriso estampado no rosto. O que importa é aceitar bem quem você é hoje. O que está se tornando. E escolher o homem que a aceite do jeito que é. Aceitação não é por conveniência – é por amor e respeito. É só o que deve estar faltando hoje em dia…

Mulheres, avante o cavalheirismo!

 

p.s.: como a maioria de nós – sim, ainda estou trabalhando e não consegui largar tudo o que me amarra e meu pai sempre ensinou. =/ Estou tentando quebrar meu complexo de Electra…

 

Marcela Galvão Bernardi Afonso (sobrenome do marido, com orgulho)

Jornalista e psicóloga

 

 

 

 

 

3 Comentários

Arquivado em Expressões

3 Respostas para “A INCRÍVEL GERAÇÃO DE HOMENS QUE FOI CRIADA PARA ACEITAR A MULHER QUE ELA QUISER SER (E ELA NÃO SABE O QUE GOSTARIA DE SER)

  1. As mulheres levam no seu coração uma eterna insatisfação, a cada geração uma diferente, ainda buscamos a situação ideal, não conseguimos chegar ao ponto de equilíbrio, fomos de um extremo ao outro, essa é a verdade!!!
    Beijo grande Marcela, concordo plenamente com você!!!

  2. Antonio Tavares

    Parabéns pelo seu artigo, perfeito, retrata realmente a realidade.

Deixe um comentário